O Cacau
Historicamente, foi Cristovão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, aquando da sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502.
Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.
Em 1519, Hernando Cortez descobriu o cacau durante as suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa e amarga.
Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor e moeda de troca.Em nome da coroa Espanhola começaram plantações de cacau no México onde a"moeda" seria cultivada.
Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau e as ferramentas necessárias para seu preparo.
Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar e outros adoçantes à bebida, tornando-a menos amarga e mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola.
Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.
Ao longo dos seguintes 150 anos, a novidade foi-se espalhando pelo resto da Europa, e seu uso foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc.